Os impactos das mudanças da NR-10 – Norma Regulamentadora

Entramos na reta final para o término da consulta pública do novo texto para a Norma Regulamentadora NR-10 de Segurança em Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade, que está em consulta pública desde início do mês de janeiro.

No dia 9 de fevereiro, encerra-se o prazo para os profissionais enviarem seus comentários e sugestões para que o novo texto seja aprovado e contribua para melhorar a segurança dos trabalhadores que atuam diretamente com os sistemas de instalações elétricas.

Como tudo começou…

Em meados dos anos 50 do século XX, o país passava por uma grande expansão das indústrias, com um aumento expressivo na migração de pessoas que começaram a trocar a vida no campo, para os grandes centros urbanos.

Para atender a demanda de energia das indústrias e da população das cidades, o governo deu início a construção de novas hidrelétricas, a fim de suprir a energia elétrica que começaria a ser cada vez mais consumida.

Com o aumento do uso da energia elétrica, tanto do âmbito industrial como residencial, novos trabalhadores começaram a atuar na prestação de serviços com eletricidade.

Foi quando no fim dos anos 70, com o intuito de proteger os profissionais que trabalham com eletricidade, é que o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil emitiu a 1ª publicação da NR-10 Norma Regulamentadora, que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem nas instalações e serviços com eletricidade.

A norma abrange todas as fases da transformação de energia elétrica, e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades: geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas.

De 1978, ano da sua primeira publicação, até os dias de hoje, a norma já passou por 3 atualizações, nos anos de 1983, 2004 e 2016.

Será que qualquer pessoa pode atuar nas atividades que envolvem eletricidade?

Além de proteger os trabalhadores que atuam com eletricidade, a NR-10 também estabelece pré-requisitos para que uma pessoa possa atuar na área com segurança.

Podem somente exercer atividades com eletricidade os trabalhadores qualificados, ou capacitados, e os profissionais habilitados, após um treinamento obrigatório e com anuência formal da empresa.

É obrigatório para todos os profissionais que trabalham com eletricidade os seguintes treinamentos:

  • Curso Básico – Segurança em instalações e serviços com eletricidade, com carga horária de 40 horas, para todos os trabalhadores;
  • Curso Complementar – Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com carga horária de 40 horas, para os profissionais que exercem atividades no Sistema Elétrico de Potência ou em suas proximidades e os trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão.

A cada dois (2) anos, todos os trabalhadores devem passar por um treinamento de reciclagem.

Em sua 3ª revisão, o novo texto abrange muito mais detalhes e deixa bem mais explícito pontos, que até o momento poderia causar ambiguidade em seu entendimento.

Se você ainda não teve a oportunidade de ler o novo texto, agora é a hora! Clique neste link e conheça a nova proposta: http://bit.ly/texto-consulta-publica-NR10

Fique atento! Em nosso próximo artigo que estará em nosso Blog no dia 6 de fevereiro, iremos esclarecer os pontos mais importantes que novo texto da NR-10 abrange, e os impactos que isto trará para os trabalhadores.

Quer ter certeza que sua indústria está de acordo com a NR-10?

Com eletricidade não se pode deixar para amanhã, aquilo que se pode fazer hoje, pois amanhã poderá ser tarde e mais uma vítima poderá ser fatal! Contate a Mi Omega e converse com de nossos engenheiros.

Com 26 anos de experiência, a Mi Omega tem em seu corpo diretivo profissionais que fazem parte da comissão de estudos das normas de Instalações Elétricas de Média e Baixa Tensão da ABNT | Associação Brasileira de Normas Técnicas, o que garante que o serviço prestado à sua empresa será de qualidade e de confiança. Contate a Mi Omega e converse com nossos engenheiros.

Leave a Comment