Vamos conhecer os principais esclarecimentos que o novo texto da NR-10 abrange?

Está chegando! É domingo dia 9 de fevereiro o prazo final prazo para os profissionais enviarem seus comentários e sugestões para o novo texto da NR-10 que está em consulta pública desde o mês de janeiro de 2020.

Vamos aproveitar este momento e entender com maior profundidade, os principais pontos que irão melhorar a segurança para os trabalhadores?

Conheça abaixo os aspectos mais relevantes do novo texto da NR-10

Item 10.2 – Campo de Aplicação

No item 10.2.1 foi incluído de maneira bem explicita os riscos envolvidos com corrente contínua, bem como, a explicação de que a NR-10 se aplica também aos trabalhadores que atuam em diversas fontes de energia elétrica, ou seja, energia fotovoltaica, eólica, entre outras.

Item 10.5 – Medidas de Proteção Coletiva

Neste novo texto temos a inclusão clara e objetiva de quais são os itens de proteção contra contato direto em partes vivas, onde é mencionado:

10.5.1.1 As medidas de proteção coletiva contra choques elétricos devem ser asseguradas pelo provimento conjunto de proteção básica e de proteção supletiva, mediante combinação de meios independentes ou mediante aplicação de medida capaz de prover ambas as proteções,
simultaneamente.
10.5.1.2 As medidas de proteção básica ou contra contato direto das partes vivas perigosas em condições normais devem ser aplicadas por meio do uso de:
a) isolação das partes vivas;
b) barreiras ou invólucros ou obstáculos;
c) colocação fora do alcance; e
d) limitação da tensão.
10.5.1.3 As medidas de proteção supletiva ou contra contato indireto de massas ou partes condutivas acessíveis, acidentalmente vivas, devem ser aplicadas por meio do uso de:
a) seccionamento automático da alimentação;
b) infraestrutura de aterramento;
c) equipotencialização;
d) isolação suplementar; e
e) separação elétrica.

E o assunto não para por aqui…Quer saber mais sobre as mudanças da NR-10?

O Engenheiro João Cunha, conhecido como o Guru da NR-10, responsável pela adequação da NR-10, realizou no último dia 21 de janeiro, em parceria com o Eng. Eletricista da Abracopel, Edson Martinho, um WEBDEBATE no qual trouxeram à tona uma ótima discussão acerca das principais modificações propostas para o novo texto da NR-10.

Clique na imagem abaixo e assista ao Webdebate!

Gravação do WebDebate sobre o novo Texto da NR-10 http://bit.ly/webdebate-NR10-20-jan-2020

Com eletricidade não se pode deixar para amanhã, aquilo que se pode fazer hoje, pois amanhã poderá ser tarde e mais uma vítima poderá ser fatal! Contate a Mi Omega e converse com de nossos engenheiros.

Com 26 anos de experiência, a Mi Omega tem em seu corpo diretivo profissionais que fazem parte da comissão de estudos das normas de Instalações Elétricas de Média e Baixa Tensão da ABNT | Associação Brasileira de Normas Técnicas, o que garante que o serviço prestado à sua empresa será de qualidade e de confiança. Contate a Mi Omega e converse com nossos engenheiros.

Conteúdo elaborado por MAP – Marketing de Conteúdo

2 Thoughts to “Vamos conhecer os principais esclarecimentos que o novo texto da NR-10 abrange?”

  1. Thanks, this site is really beneficial.

Leave a Comment